Notícias

  • Jul

    31

    2017

Como investir o lucro da empresa?

“Para uma empresa crescer, é preciso reinvestir o lucro”. Acho que todos nós já ouvimos essa frase, não é? Mas, afinal, qual é a melhor forma de reinvestir na empresa?

Os investimentos mais comuns nas empresas são: infraestrutura, aumento do capital de giro e reserva financeira para emergências ou projetos futuros.

Reserva Financeira

O erro mais comum entre as empresas é deixar o recurso “parado” na conta corrente do banco, pois ele vai se desvalorizando com o passar do tempo, ou seja, “perdendo o poder de compra”, devido à alta inflação que temos no Brasil.

Por isso, o ideal é que esse valor fique investido numa aplicação financeira que pode ser no banco que a empresa já possui conta, ou através de uma Plataforma de Investimentos independente, que normalmente oferece mais opções de produtos e com melhor rentabilidade, como a XP Investimentos, por exemplo.

Prazo de Resgate

O primeiro aspecto à ser observado na escolha do investimento financeiro ideal é o prazo de resgate, também conhecido como “liquidez”. Como exemplo, os prazos podem ser: curto prazo (de 1 dia até 6 meses), médio prazo (6 meses à 3 anos) ou longo prazo (acima de 3 anos).

A recomendação dos especialistas em investimentos é que a empresa distribua o valor investido em diferentes produtos com prazos distintos de resgate. Com isso, parte do valor ficará mais “líquida”, e poderá ser utilizada no caso de uma emergência, e parte terá um prazo maior de resgate, o que normalmente garante uma melhor rentabilidade.

Rentabilidade

Há diferentes tipos de investimentos financeiros disponíveis no mercado, desde os mais seguros como os ativos de Renda Fixa (Tesouro Direto, CDBs e alguns Fundos de Investimentos), até os mais arriscados, como a Renda Variável (Ações, Opções, Mercado Futuro).

É possível ter diferentes produtos na Carteira de Investimentos, o importante é que ela fique adequada ao perfil e objetivos da empresa. O que indicará o tamanho do risco assumido e da rentabilidade esperada, é a proporção de cada tipo de produto dentro da carteira.

Escolha dos Produtos

Para essa definição é extremamente recomendado que o empresário procure um Assessor de Investimentos, devidamente certificado para essa função, para que definam juntos quais serão os produtos, prazos e rentabilidade da Carteira de Investimentos, deixando-a totalmente adequada às necessidades da empresa.

A HP Invest, escritório credenciado à XP Investimentos em Osasco, é uma empresa parceira da ACEO e poderá assessorar gratuitamente você e sua empresa na escolha de seus investimentos.

Para saber mais, entre em contato com a ACEO (11) 3651-7755, ou converse diretamente com a HP Invest através do (11) 3090-9394 ou visite o site www.hpinvest.com.br.

 

Autor:

Julio Cesar Nunes de Souza, CFP®

Assessor de Investimentos da HP Invest