Notícias

  • Mar

    23

    2015

Entrega do Imposto de Renda com certificado digital facilita acesso e acompanhamento da declaração em 2015

Contribuintes que utilizam o modelo completo e o simplificado da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e possuem o certificado digital e-CPF passam a contar com mais uma facilidade,  além do pré-preenchimento automático implantado em 2014, informa a Boa Vista SCPC. Para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2015, aqueles que já possuem o e-CPF podem agora compartilhar online os dados do Imposto de Renda. Ou seja, ao disponibilizar computação em nuvem, a Receita Federal permite aos contribuintes com certificado digital que acessem, salvem e atualizem suas informações em diferentes computadores.

A entrega da declaração do IRPF exercício de 2015, ano-calendário de 2014, teve início dia 2 de março. O prazo termina dia 30 de abril. Nesse período, a Receita Federal espera receber 27,5 milhões de declarações de pessoas físicas. Para facilitar a vida desses contribuintes que precisam ficar em dia com o leão, as novidades relacionadas ao projeto de inovação tecnológica da Receita Federal representam, na opinião do diretor de Novos Negócios e Identificação Digital da Boa Vista SCPC, Angelo Tonin, mais um avanço. “Gradativamente, a certificado digital está se tornando um facilitador da rotina de declaração do Imposto de Renda”.

O pré-preenchimento garantiu ao contribuinte o acesso, de forma rápida e prática, aos dados que já havia informado à Receita Federal, relativos a rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Este ano, a Receita Federal inova ainda mais, segundo Tonin, e implanta o compartilhamento online, que permite ao contribuinte, com certificado digital válido, o e-CPF, salvar ou compartilhar informações online do programa gerador da declaração do IRPF.