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  • Ago

    16

    2018

Foco em pessoas e processos: distribuidora de autopeças do Jardim Bela Vista está entre as maiores do Estado de SP

Quem adentra a sala de reuniões da Bacurity Distribuidora e Importadora de Autopeças, pode perceber que a determinação e o gosto por desafio fazem parte do dia a dia da empresa. Mais de 30 medalhas de participações em corridas e maratonas adornam o espaço. Elas foram conquistadas por Luiz Taqueshi Watanabe, fundador e gerente financeiro e João Sales, gerente administrativo e atualmente um dos três sócios da Bacurity.

“Começamos em 1999 e o início da nossa jornada não foi fácil. Não tínhamos acesso a crédito e isto dificultou muito nossa operação. Mas acreditamos que as dificuldades nos ensinaram a crescer. Hoje estamos entre as principais distribuidoras de peças para picapes e vans e vendemos para todo o Brasil”, avalia Taqueshi.

E a relação entre esforço e resultados fica evidente nos números da Bacurity. A empresa apresenta atualmente uma taxa de inadimplência de 0,5% ao mês, percentual muito abaixo de outras empresas do segmento, sobretudo durante um período de crise na atividade econômica do país. “Investimos muito no processo de análise de crédito. Mantemos uma estrutura constante para gerenciar riscos e diminuir a inadimplência”, conta João Sales. Faz parte deste processo as consultas cadastrais oferecidas pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE OSASCO (ACEO). “Voltamos a utilizar as consultas do SCPC. Elas nos oferecem uma gama maior de informações por um custo menor”.

A ACEO tem outra participação importante na trajetória da Bacurity, associada desde 2009. Foi no salão de eventos da entidade que a empresa realizou o evento que mais simboliza outra evidente preocupação da direção: gestão de pessoas. “Em 2015, usamos os espaços da ACEO para promover um evento em que nossos colaboradores escolheram os valores da empresa”, lembra Sales. “Investimos no aperfeiçoamento e na formação da nossa equipe e procuramos sempre manter um ambiente de bem estar, promovendo cafés da manhã e encontros entre os colaboradores”, acrescenta Taqueshi.

A oferta de benefícios aos colabores é outro fator importante na gestão de pessoal, salienta Sales. “Queremos contar com a ACEO para melhorar nosso plano de benefícios, em especial, na área de consultoria de seguros saúde. Também planejamos para este semestre contar o clube de descontos e parcerias da entidade para oferecer descontos em escolas e universidades aos nossos colaboradores e seus familiares”.

Para o presidente da ACEO, Dr. Amir Gomes, a visita representa uma nova prática desta nova gestão que deve se repetir nos próximos meses. “Ir até o associado e ver de perto sua realidade nos permite conhecer suas necessidades e saber como a Associação Comercial pode ajuda-lo”. Para o superintendente da ACEO, Denis Mello, “a proximidade com as empresas de nossa comunidade permite que encontremos soluções para nossos associados”.