Notícias

  • Abr

    04

    2014

Indicadores Boa Vista Serviços: Pedidos de falência diminuem 13,6% em março

Os pedidos de falência recuaram 13,6% em março, na comparação com fevereiro, em todo o país, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação com março de 2013, a queda foi de 5,0%. No primeiro trimestre de 2014, os pedidos de falência caíram 0,2% contra o mesmo período do ano anterior.

As falências decretadas, por sua vez, apresentaram queda de 38,0% em março na comparação com fevereiro de 2014. Considerando o primeiro trimestre do ano, contudo, houve aumento de 26,7% contra o mesmo período do ano passado. Na comparação com março de 2013 a alta foi de 1,6%.

Os pedidos de recuperação judicial cresceram 17,3% e as recuperações judiciais deferidas apresentaram queda de 13,5% neste primeiro trimestre, comparativamente ao mesmo período em 2013. 

 

Distribuição das falências e recuperações judiciais por setor

Avaliando a distribuição dos dados por setor da economia, o setor de serviços foi o que representou mais requerimentos de falência (38%), seguido do setor industrial (35%), e do comércio (27%). Em relação às falências decretadas e às recuperações judiciais deferidas, o setor de serviços também é o destaque, com 41% e 48%, respectivamente. Os pedidos de recuperação judicial concentram-se no setor industrial (38%).

 

Distribuição das falências e recuperações judiciais por porte

Na análise agregada por porte, os dados se mantiveram muito concentrados em torno das pequenas empresas. 93% das falências decretadas no primeiro trimestre do ano são de empresas de pequeno porte. Em relação aos pedidos de falência, as pequenas empresas representam 86% dos casos; 12% são referentes às médias e somente 2% estão associados às grandes empresas.