Na noite desta quinta-feira, 15/05, a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) e a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (SETIDE) da Prefeitura de Osasco promoveram o encontro “Conexão para o Desenvolvimento Econômico“. O objetivo foi aproximar a comunidade empresarial dos gestores públicos.
Mediado pelo superintendente da ACEO, Denis Mello, o evento contou com a participação de Marcos Atchabahian, Presidente da ACEO; Gerson Pessoa, Prefeito de Osasco; Talita Bottas, Secretária da SETIDE; Luciano Camandoni, Secretário de Governo; e Pedro Sotero, Secretário de Finanças.

Cerca de 300 pessoas participaram, incluindo diretores e associados da ACEO, vereadores, deputados, membros da OAB, imprensa regional, representantes da comunidade empresarial e outros atores interessados no debate sobre o desenvolvimento econômico da cidade.
Durante o evento, ACEO e Prefeitura assinaram um Termo de Cooperação para aproximar o Poder Público dos pequenos e médios empreendedores.

Para a ACEO, a assinatura e as discussões abertas sinalizam um compromisso mútuo em desburocratizar processos, entender as demandas do setor produtivo e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da cidade, abrindo caminho para futuras ações conjuntas.
Ainda no início dos trabalhos Talita Bottas apresentou um painel sobre as ações da Prefeitura em andamento e os planos para o setor empresarial.

CONECTAR OS ATORES
Segundo Marcos Atchabahian, a iniciativa representa uma oportunidade de conectar os atores que movimentam a economia da cidade.
“Os gestores municipais puderam falar aos pequenos e médios empreendedores e explicar aquilo que a Prefeitura tem a oferecer, no sentido de ajudá-los a desenvolver um trabalho cada vez maior, melhor, mais rápido e eficiente, com menos burocracia”, destacou.

Para o Prefeito Gerson Pessoa, “o encontro teve a missão de estreitar a relação para que haja uma comunicação melhor e que a Prefeitura possa levar até esses empreendedores os serviços que hoje tem para oferecer.”
O prefeito complementou: “Esse encontro de hoje, o propósito principal dele é justamente ser uma maneira – através desse instrumento que é a ACEO – para que possamos apresentar o que temos hoje – enquanto município – para oferecer.”

Talita Bottas ressaltou a importância de conectar o poder público às micro e pequenas empresas e a necessidade de atuar nos bairros, atendendo às demandas.
“A ideia é que a gente atinja o município com cada vez mais negócios, que tenham cada vez mais oportunidades, e a ACEO pode ser esse instrumento de conexão”, explicou.

BUSCA POR SOLUÇÕES
Pedro Sotero mencionou a necessidade de o Poder Público entender as dificuldades enfrentadas pelo empresariado local para auxiliar na busca por soluções.
“Quais são as dores que cada um de vocês tem dentro dos seus segmentos? Quem tem problema de digitalização, quem tem problema de recrutamento, quem tem problema de simplificação tributária. A gente não está falando nem do imposto, está falando da agilidade.”

Ele abordou também a Reforma Tributária, tema de interesse para o empresariado, e sua disponibilidade para discuti-la em evento futuro da ACEO.
Por fim, Luciano Camandoni – que é empresário e Conselheiro da ACEO – comentou sobre sua experiência “nas duas cadeiras, a de empresário e de gestor público”.

“Como empresário, a gente quer que o poder público atrapalhe o menos possível, para a gente fazer nosso trabalho. E qual que é o nosso papel como pessoas públicas? É levar políticas públicas que facilitem o dia a dia do empreendedor.”
Ele recordou a parceria entre o Poder Público e os empresários em Osasco ao longo da história e como essa relação produtiva contribuiu para a posição atual de destaque que a cidade ocupa.

Marcos Atchabahian destaca – por fim – que “é um privilegio poder oferecer a nossa casa para que os empreendedores possam conhecer tudo aquilo que a Prefeitura tem a oferecer para melhorar o ambiente de negócios”.
CLIQUE NO ÁLBUM PARA VER MAIS IMAGENS DO EVENTO