(11) 3651-7755
Acesso: BoaVista

Mas, afinal, o que são Mediação e Arbitragem?

O que é Mediação Empresarial?

É uma solução extrajudicial de conflitos. É um processo confidencial e voluntário. Nele, o Mediador escolhido promove o ambiente e a busca de uma solução criativa e efetiva para o conflito entre as partes. É diferente da Arbitragem e da Jurisdição Estatal, em que a decisão caberá sempre a um terceiro. A Mediação mantém o poder decisório com as próprias partes conflitantes e preza por manter a continuidade da relação entre todos.

O que é Mediação Trabalhista?

A Mediação Trabalhista também é uma solução extrajudicial de conflitos, porém com ênfase em negociações de cunho trabalhista e empresarial, que têm grande recorrência. Para esses casos, a CEMAAC oferece um serviço diferenciado, com especialistas nessa categoria de atuação.​

O que é Arbitragem?

No Processo Arbitral, as partes têm autonomia para definir praticamente todos os detalhes. A quantidade e o nome dos árbitros, o local em que se dará o processo, os procedimentos e as regras a serem usadas. Também decidem se será uma arbitragem de Direito ou de Equidade, e em que idioma se desenvolverão os trabalhos. O Processo Arbitral é mais complexo que a Mediação, mas ainda assim, é bem mais simples que o Processo Judicial. Por lei, a decisão deve sair em no máximo seis meses do início do processo. A decisão Arbitral tem valor de sentença e deve ser cumprida.​

Quem pode usar? E quando?

Empresas nacionais e internacionais dos mais variados setores. A Conciliação, Mediação e Arbitragem podem ser usadas em todo e qualquer conflito contratual entre partes, desde divergências com clientes, sócios, fornecedores, indústrias, importadoras, exportadoras, construtoras, condomínios, entre muitos outros.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Descumprimento de contratos
  • Conflitos Societários
  • Recuperação de Crédito
  • Conflitos Trabalhistas
  • Conflitos Empresariais
  • Conflitos de Contrato e Comércio Exterior

O que é Conciliação Sob Demanda?

Essa modalidade é mais indicada quando há uma identificação evidente do problema. Em casos como esse, os problemas são a verdadeira razão do conflito, e não a falta de comunicação entre as partes divergentes. Diferentemente do mediador, o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma solução. Essa polarização exige uma intervenção direta do conciliador, que propõe opções justas para ambas as partes e de como esse acordo será cumprido.

A Conciliação Sob Demanda oferecida pela CEMAAC é um serviço personalizado, com prazos e atendimento diferenciados. Incluindo valores exclusivos para grande volume — o que beneficia condomínios, universidades e outras empresas com muitos casos similares.

Como funciona a Mediação On-line?

Você também pode solucionar seus conflitos empresariais sem sair de casa, com nossa plataforma de Mediação On-line. Lá, você descreverá seu problema, como gostaria de resolvê-lo e o valor do caso. O procedimento pode ser realizado por meio de chat, com acompanhamento do mediador, ou através de uma vídeoconferência. As mediações ocorrem em ambiente criptografado, seguro e confidencial, e você poderá acompanhar tudo por meio de um usuário de login e senha de acesso. Após a realização do acordo, será emitido para as partes um Termo de Acordo. O documento tem validade jurídica, como um título executivo extrajudicial.