Notícias

  • Mar

    24

    2021

Osasco antecipa três feriados e terá 9 dias de pausa

O prefeito de Osasco Rogério Lins (Pode) publicou na tarde desta quarta-feira, 24, uma nota informando sobre antecipação de feriados. O objetivo da medida é conter o avanço do coronavírus.

De acordo com a nota, Osasco antecipa um feriado de 2021, um de 2022 e um de 2023 (veja a tabela completa no final deste texto).

Somam-se a esses três o Ponto Facultativo de quinta-feira, 01/04, o feriado nacional da Sexta-feira Santa, 02/04, além de dois finais de semana, criando um "superferiado" que vai de 26 de março a 04 de abril;

“Essa medida também reduz aglomerações e o número de pessoas no transporte coletivo. O Comitê COVID aponta tecnicamente que essa pausa será fundamental para salvarmos mais vidas e tentarmos evitar um colapso nos leitos como aconteceu nas principais cidades do Brasil”, escreveu o prefeito.

“Por favor, precisamos que todos entendam que essa pausa é imprescindível para reduzirmos a circulação de pessoas e contermos a disseminação do coronavírus, a pausa não é pra promoção de festas e aglomerações”, pediu.

Apesar da utilização do termo “feriadão”, muitos desses dias não são feriados para o comércio. São os casos dos sábados, 27 de março e 03 de abril, e da quinta-feira, 01 de abril, que são dias úteis.

Empresas, em especial do comércio, funcionarão normalmente segundo as regras da Fase Emergencial e se atendo às regras trabalhistas.

Outra questão importante a ser destacada é que na sexta-feira, 26 de março, o governo de São Paulo deve anunciar a prorrogação da fase vermelha emergencial.