Notícias

  • Jan

    22

    2021

Plano São Paulo: Osasco vai à fase laranja durante a semana e à fase vermelha nos finais de semana

O governo de São Paulo anunciou nessa sexta-feira, 22, regras mais restritivas nas medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19.

Com a mudança Osasco vai à fase laranja do Plano São Paulo entre segunda e sexta-feira, das 6 da manhã às 20 horas.

Das 20 horas até às 6 da manhã e aos finais de semana fica determinada a fase vermelha.

A mudança nas regras entra em vigor a partir de segunda-feira, 25 de janeiro.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

Na fase laranja está permitido o funcionamento de concessionárias, atividades imobiliárias, escritórios, comércio varejista e shoppings, desde que sigam algumas restrições e protocolos de segurança, como limitação no número de pessoas em circulação.

Estabelecimentos comerciais poderão funcionar com 40% da capacidade, por até oito horas por dia, mas o atendimento presencial deve ser encerrado às 20h. Bares não poderão fazer atendimento presencial.

Já na fase vermelha poucos serviços podem funcionar, são eles: farmácias, mercados, padarias, açougues, bancos, pet shops, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, hotéis e transporte coletivo.

Esta atualização do Plano São Paulo vale até o dia 7 de fevereiro.

IMPACTO NEGATIVO

De acordo com a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), essa mudança trará um grande e negativo impacto no setor de serviços, comércio e na indústria.

Sem as atividades comerciais em funcionamento pleno muitas empresas provavelmente fecharão suas portas. A decisão também impacta diretamente milhares de empregos.

Ademais, a mudança acontece também sem dar tempo hábil para que empresários e trabalhadores se planejem.

A ACEO entende a necessidade de medidas que auxiliem na contenção do avanço da pandemia, mas não concorda com a maneira como está sendo feita essa contenção, pois está punindo principalmente os empreendedores e seus empregados.

AGUARDANDO DECRETO

As regras de funcionamento anunciadas pelo governo de São Paulo na tarde desta sexta-feira, 22, ainda podem sofrer ajustes.

Isso porque a Prefeitura de Osasco – que possui um plano próprio de combate ao coronavírus – ainda não publicou seu Decreto com atualização.

É provável que esse Decreto Municipal seja publicado ainda hoje, com validade a partir de segunda-feira, 25/01.

O QUE FUNCIONA NA FASE LARANJA

-Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.

-Capacidade de ocupação: 40% em todos os setores

-Funcionamento máximo: 8 horas por dia

-Horário de fechamento: 20 horas

-Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.