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Volta às aulas aquece mercado dos pequenos negócios neste início do ano

Da Agência Sebrae de Notícias

Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades neste começo de ano. O período que antecede a volta às aulas movimenta o comércio e impacta diretamente o segmento da educação, mas também nichos de diferentes setores, como micro e pequenas empresas do ramo de livrarias, papelarias, malharias, calçados, vestuários e acessórios, bem como lojas de artigos esportivos e de informática.

Quem já empreende ou tem interesse em ser dono do próprio negócio precisa entender o cenário, conhecer o comportamento do consumidor e não se limitar em apenas aumentar as vendas. O momento também é favorável para abertura ou expansão dos negócios, criação de novos canais de atendimento e relacionamento com os clientes, fechamento de parcerias, entre outras possibilidades.

No caso da procura pelo material escolar, não há dúvida de que a expectativa dos pais e dos responsáveis é economizar. Para isso, eles gostam de “pechinchar”, fazer pesquisa de preços em lojas físicas e on-line para encontrar o melhor custo/benefício. Também é muito comum a procura por livros usados em boas condições de uso em lojas especializadas.

Confira abaixo cinco dicas para ter maior vantagem competitiva e aumentar seu faturamento no período:

1 – Avalie seu estoque: em qualquer segmento, as tendências ditam as regras. Todo ano são apresentadas novidades de artigos com temas de filmes, séries, desenhos, jogos de computador que influenciam o desejo de compra de crianças e adolescentes. São mochilas, lancheiras, garrafas térmicas, cadernos, entre outros itens que serão comercializados nas lojas. Por isso, é fundamental avaliar se o estoque atende às necessidades básicas dos consumidores, mas também se traz novas opções para quem pode gastar um pouquinho mais.

2 – Compras compartilhadas: as compras coletivas atraem muitos pais e responsáveis na volta às aulas. Oferecer descontos e promover promoções especiais para grupos de pais nas redes sociais pode gerar novos clientes e resultados melhores nas vendas.

3 – Treine seus vendedores: um atendimento adequado pode gerar até 40% a mais na lucratividade nas vendas, além de gerar impacto positivo na reputação do seu negócio. Prepare seu time para atender à demanda, sensibilizando-os para a importância de auxiliar o cliente no encontro dos produtos do seu interesse, indicando opções favoritas, substitutos e marcas secundárias.

4 – Ofereça diferentes opções de pagamento: com a alta dos artigos escolares e os gastos do início do ano, os pais e responsáveis querem bom preço e facilidade de pagamento. É fundamental oferecer variedade de produtos e preços, bem como pagamento facilitado, com parcelamentos, inclusive com descontos para pagamento no PIX ou até mesmo opções decashback.

5 – Invista em kits escolares: preparar kits escolares é uma boa ideia para agradar diferentes perfis de clientes. Montar kits mais básicos ou mais elaborados, de acordo ao perfil da instituição de ensino, idade da criança ou adolescente, facilitará a compra, seja na rapidez em encontrar todos os produtos de uma única vez, como também em encontrar preços acessíveis.